Filmes políticos, mas sem propaganda

Fonte: Cartacapital, 30 de janeiro de 2008.

por José Onofre

Costa-Gavras fez 21 filmes e não precisou de mais do que cinco para fazer seu nome e estabelecer as linhas básicas de um cinema que, buscando a política como assunto, não deixava que ela o devorasse. Entre 1969, quando fez Z, e 1982, com Missing, ele resolveu problemas que só Alain Resnais e Jorge Semprún, em La Guerre Est Finie (1966) haviam enfrentado. O cinema político era quase sempre um cinema de propaganda, preconceituoso e, não raro, buscando mais a cumplicidade sentimental do espectador do que o entendimento.

Os filmes políticos, quando não apelavam para a comoção, mergulhavam na teoria da conspiração, com todo mundo, do office-boy ao executivo, tratando de achar seu lugar ao sol na Grande Maquinação que controlava o mundo.

Até que Costa-Gavras, pouco preocupado em parecer isento, fez Z e mostrou como agia a direita para combater a oposição. Seu segundo filme, A Confissão, sobre a repressão num regime tido como de esquerda, impediu que fosse enquadrado como comunista.

Em 1972, em Estado de Sítio, contou a história do sequestro do agente federal norte-americano Dan Mitrione pelos guerrilheiros tupamaros, no Uruguai. Três anos depois, com Seção Especial de Justiça, mostrou a vez da França de Pétain e o funcionamento da justiça num país sob ocupação alemã. Os rituais e a retórica são utilizados para dar uma aparência de normalidade a um momento de humilhação. Sem demagogia, Costa-Gavras fez um filme inteligente, mas frio e cerebral.

O grande espetáculo do cinema político, emocionante, revoltante, chegaria com Missing, de 1982, seu grande momento e o grande momento do chamado cinema político. É uma forma superior de fazer um cinema ao mesmo tempo maniqueísta e argumentativo. A indignação de um cidadão diante de um crime acobertado pelas autoridades está na origem de qualquer processo político. Depois disso, o cineasta grego não fez mais nenhum filme forte.