Estudo alerta: Classe média alemã encolhe

Fonte: Deutsche Welle.

10.03.2008

O crescimento econômico alemão passa ao largo da classe média, segundo estudos. Globalização e flexibilização do mercado de trabalho estão aumentando o abismo entre ricos e pobres.

(…) Joachim Frick, do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW), atribui este quadro aos cortes de benefícios sociais promovidos pelo plano Hartz IV e por outras reformas sociais introduzidas pelo ex-premiê social-democrata Gerhard Schröder. "O desemprego de longo prazo e os modelos de trabalho mais flexíveis e temporários tiveram um efeito negativo sobre as classes médias", analisa Frick.

(…) A renda média anual é de 16.200 euros, sendo 11.340 euros considerado o limite do nível de pobreza.

Em 1992, mais de 49 milhões de alemães pertenciam à classe média, o que representava 62% da população do país. Este quadro se manteve estável até o fim do século 20. Em 2006, a classe média alemã era composta por 54% da população, 44 milhões de pessoas.

Modelos flexíveis de trabalho tiveram uma grande influência: trabalhadores temporários, empregados em regime de meio-período, autônomos dependentes de um único empregador e beneficiários de ajuda social que realizam os chamados "trabalhos de um euro".

Segundo o estudo do DIW, mais de 11% dos alemães conseguiram se deslocar para a faixa de renda superior. No outro extremo, a faixa de baixa renda – ou seja, com remuneração 70% inferior à média – aumentou consideravelmente nos últimos anos, somando hoje 25% da população alemã.

(…) De acordo com os parâmetros da União Européia, a faixa em risco de pobreza é aquela que vive com menos de 60% da renda média da população.

Na Alemanha, há 11 milhões de pessoas nessa faixa, incluindo 1,7 milhão de crianças. Esse quadro é melhor do que no resto da União Européia, com exceção dos países escandinavos. Portugal e Grécia são os países com o maior número de pessoas na maior faixa limítrofe ao nível de pobreza.